Smile
 





TESTEMUNHOS

A Nova Etapa já realizou mais de oitocentas ações do curso de Formação Pedagógica de Formadores em bLearning. Muitos têm sido os elogios que nos têm sido feitos por aqueles que são a razão de ser da formação que realizamos: os participantes. Eis alguns testemunhos das últimas ações:

"Ao longo do meu percurso profissional e académico tive a oportunidade de intervir pontualmente enquanto formador. Esse papel tem-se tornado cada vez mais recorrente e, contudo, tinha a perceção de que poderia melhorar os meus conhecimentos e adquirir novas e mais adequadas competências pedagógicas enquanto formador. Este curso veio dar uma resposta adequada a essas necessidades. Após a realização deste curso a minha abordagem às futuras sessões de formação será totalmente distinta, com maior enfoque no planeamento da sessão, na motivação e valorização dos formandos, maximizando assim os resultados pretendidos.
A formação pedagógica de formadores da Nova Etapa superou todas as minhas expetativas. Cumpre destacar a capacidade pedagógica dos seus formadores os quais, desde o primeiro momento, souberem incutir elevados níveis de motivação nos formandos e demonstraram sempre total disponibilidade para prestar todo o apoio que julgássemos necessário. A formação estava bem estruturada e apresentava um bom equilíbrio entre as componentes presenciais e de eLearning."
Tiago Gonçalves, Diretor de Departamento Planeamento e Control, EDP Inovação, S.A.

“Ao longo da minha vida profissional tenho sido chamado a desempenhar o papel de formando e de formador. Enquanto formando, foram muitos os formadores que me marcaram pela positiva, me proporcionaram ensinamentos muito relevantes e que sempre tentei incorporar enquanto formador.
Contudo, não tinha os conhecimentos e as competências pedagógicas que consegui agora adquirir com a formação pedagógica de formadores da Nova Etapa. Neste momento, sinto-me bem mais preparado para poder elaborar planos de formação mais assertivos, centrados na aprendizagem dos formandos e, para poder selecionar os métodos e as técnicas pedagógicas que melhor se adequem aos objetivos, às diferentes caraterísticas dos formandos e ao próprio contexto de formação.
As futuras ações de formação passam assim a ter uma nova abordagem, potenciando a diversificação, a motivação dos formandos e maximizando os resultados esperados.
A formação pedagógica de formadores da Nova Etapa superou largamente as minhas expetativas iniciais, apresentando um correto balanceamento entre as componentes presenciais e de eLearning. A prestação dos formadores foi sublime, elevando o nível de motivação de todos os formandos e criando e/ou reforçando um forte “apetite” pela formação.
Parabéns a todos!"
Jorge Manuel Gomes, Consultor, EDP Distribuição.

"Formação muito interessante, muito proveitosa e útil. Os formadores tiveram atuações muito positivas e adequadas, estão muito motivados e dinamizaram muito bem as sessões. Parabéns! Adorei a ação, os formadores e os restantes formandos. O conhecimento adquirido permitirá melhorar a minha atuação, quer como formando, quer como formador."
Jorge Jesus, Responsável Gestão de Meios, Distribuição Gás Natural, Galp Energia S.A.

"Sem dúvida que adquiri um conjunto novo de competências que me serão úteis não só na vida profissional mas também nas minhas atividades extra-profissionais."
Marisa de Oliveira, Gestora de Projetos Estratégicos de RH, Galp Energia S.A.

"Após este curso a minha prática vai mudar substancialmente: no planeamento das formações bem como nas abordagens às formações. Obrigado!” 
Paulo Mota, Encarregado de Turno CCO, Brisa Operação e Manutenção

“Como nota final gostaria de demonstrar toda a minha surpresa positiva, pelas aprendizagens adquiridas com os formadores e os formandos. Irei aplicar muitas das aprendizagens adquiridas: comunicação, estratégia, organização, na prática das minhas funções. O curso excedeu em muito as minhas expectativas. Obrigado!”
Nuno Rosado, Encarregado Geral Obra Civil, Brisa-Conservação Infraestruturas,SA

"Ganhei diversas técnicas, ideias e regras que pretendo aplicar nas ações que irei ministrar.
Em termos de feedback em relação ao curso estou de uma forma geral muito agradado com o decorrer do mesmo e os recursos apreendidos.
Pessoalmente não julguei ser possível num tão curto espaço de tempo, em pós laboral, conseguir reter e aplicar uma panóplia enorme de novos conceitos, práticas, técnicas e métodos de formação, os quais já aplico dentro da empresa.
Graças às capacidades adquiridas creio ter condições para desenvolver boas ações de formação, dentro ou fora da empresa, seja dentro da minha área profissional seja fora dela, pelo que as minhas melhores expetativas em relação a esta ação de formação foram amplamente ultrapassadas.”
Jaime Pereira, Responsável Compras Mercado Equipamento Tecnológico, Auchan Portugal Hipermercados

"A minha prática já mudou! Pois passei a valorizar a inovação e motivação nas sessões de formação, um maior planeamento e rigor na preparação das mesmas, não esquecendo uma maior flexibilização na exposição e na utilização dos métodos a utilizar.”
Liliana Moreira, Assessora Jurídica, Moneris - Serviços de Gestão SA

"Julgo ser capaz de preparar uma formação em melhores condições e com mais técnicas que irão fazer com que a formação passa ser mais dinâmica e criativa.”
Tiago de Magalhães, Advogado, CMS Rui Pena & Arnaut

"As metodologiais e técnicas aprendidas serão muito úteis na estruturação de conteúdos e relacionamento com grupos no exercício da minha profissão.”
Sérgio Lorga, CEO, BTEN – Business Talent Enterprise Network

"interiorizar, de forma imediata, a importância da aprendizagem. O formando está sempre no centro da formação. Estou capacitado para utilizar métodos e técnicas pedagógicas de forma a facilitar a aprendizagem"!
Márcio Negreiro, Consultor na Terrisirga, Territórios&Redes, Lda

"O balanço final é excelente. Valeu o esforço. Serviu para aprender realmente. Será uma importante ferramenta para o "impossível" papel do formador."
Rui Guerreiro, Consultor, Terrisirga-Territórios&Redes, Lda.

"Ao longo do curso adquiri competências pedagógicas e sociais que me vão ajudar na minha vida pessoal e profissional. Posso afirmar, com toda a certeza, que saio deste curso mais valorizado profissionalmente e pessoalmente!"
Filipe Araújo, Engenheiro do Ambiente, Terrisirga-Territórios&Redes, Lda.

"A formação trouxe-me mais competências, mais métodos para de futuro ser mais capaz de realizar apresentações/formações. Foi uma mais valia para mim completar este ponto nas minhas apresentações.”
Carlos Zagalo, Técnico de Ambiente, Lusosider

"A minha visão acerca do planeamento e conceção de uma formação mudou radicalmente. A minha forma de atuar no futuro, no âmbito da formação dos colaboradores da empresa, foi fortemente influenciada e não tenho dúvidas que estou mais capaz de desenvolver ações formativas muito melhores e que resultarão numa aprendizagem muito mais eficaz e produtiva para a empresa e os formandos.”
José Carlos Pires, Engenheiro do Processo e do Produto
, Lusosider

"Melhorou a forma de preparar e organizar uma formação, melhorou as técnicas de abordagem às pessoas e aos temas, melhorou a gestão do tempo.”
Ricardo Crespo, Engenheiro Mecânico
, Lusosider

 

 
 
 

CCP Formador

 Formação Pedagógica Inicial de Formadores bLearning - 90h

 Homologada pelo IEFP

Acesso ao CCP de Formador


Local: Lisboa, Quinta das Conchas

Data: 09/01 a 12/03/2018

Destinatários:
Profissionais que desenvolvem ou pretendam vir a desenvolver formação.

Duração Total - 90h, divididas em sessões presenciais, síncronas e assíncronas.

Contactos:
Tel: 217 541 180
eMail: info@nova-etapa.pt 


Ainda não recebeu o nosso email? Veja no SPAM! 

 

O nosso curso diferencia-se:

  • pelos recursos didáticos (ebooks, filmes, manuais, jogos pedagógicos, exercícios, fóruns de debate) especialmente concebidos por uma equipa técnica especializada em Educação;
  • pela equipa de formadores com comprovada experiência pedagógica;
  • por uma plataforma colaborativa intuitiva (Formare da PT);
  • por um acompanhamento pedagógico próximo e eficiente;
  • por uma maior carga horária presencial em comparação com grande parte da oferta formativa no mercado.


Muitos dos melhores formadores do país formaram-se connosco. Conheça melhor o curso de Formação Pedagógica de Formadores em bLearning da Nova Etapa:

CCP

Dando acesso ao Certificado de Competências Pedagógicas de formador, o curso representa uma mais-valia para quem pretende ministrar formação, fazer apresentações, organizar reuniões ou simplesmente enriquecer a sua experiência formativa e o seu curriculum vitae. O CCP de formador permitir-lhe-á ministrar formação profissional certificada em qualquer área de atividade, através da empresa em que se encontra inserido, ou de forma independente colaborando com empresas de formação certificadas.

Duração 

O curso encontra-se devidamente homologado pelo IEFP e tem uma duração de 90h. É desenvolvido na forma de organização Blended Learning, que é uma combinação de formação presencial e de autoestudo, com apoio na plataforma de elearning Formare, onde encontrará todos os conteúdos do curso, as provas de avaliação e as atividades propostas. A extensão temporal do curso é compreendida entre um mês e meio e dois meses, sendo estruturado em 9 módulos de formação com uma carga horária de 10h cada.

Requisitos dos participantes 

Os participantes no Curso de Formação Pedagógica de Formadores devem ter preferencialmente uma qualificação de nível superior. Se não for este o seu caso e pretender adquirir as competências pedagógicas de formador deverá ter qualificações mínimas ao nível do 9º ano de escolaridade, comprovadas através de certificado de formação português, ou equivalência de certificado de habilitações obtidas no estrangeiro, e ainda 5 anos de experiência profissional, em qualquer área de atividade, comprovada no seu curriculum vitae.

Deverá ainda possuir competências básicas no domínio das novas tecnologias de informação.


Módulos

Sequência 

A sequência dos 9 módulos respeita as recomendações do IEFP sendo ministrados com recurso a uma metodologia interativa que facilita a transmissão de conhecimentos, a aprendizagem de saberes, o desenvolvimento pessoal e a evolução de comportamentos.


Módulo 1

Formador: Sistema, Contextos e Perfil 

Em 1º lugar é ministrado o módulo de Formador: Sistema, Contextos e Perfil, que é um módulo de introdução ao curso e:

- faz o enquadramento da formação em Portugal: políticas, legislação, código deontológico, tipos e modalidade de formação e intervenção formativa, perfil do formador, e ainda

- aborda os conceitos de aprendizagem, criatividade e empreendedorismo.

Este módulo tem uma sessão presencial de 3h, no 1º dia da ação de formação, em que é feita a avaliação diagnóstica dos formandos, a apresentação dos mesmos e da formadora, do curso, da plataforma online de formação e em que são abordados alguns aspetos teóricos da formação. São igualmente transmitidas as instruções para a realização da simulação pedagógica inicial. As restantes 7h são de autoestudo com apoio na plataforma Formare, durante às quais é necessário entregar um questionário de avaliação (nº 1), responder a um fórum de discussão (nº 1) e participar numa sessão síncrona de 30 minutos (nº 1) no chat da plataforma.


Módulo 2

Simulação Pedagógica Inicial 

O 2º módulo, a Simulação Pedagógica Inicial, é totalmente presencial e consiste na preparação com antecedência de uma mini sessão de formação de 5 a 7 minutos, para apresentar aos colegas nas sessões presenciais marcadas. A apresentação, que representa uma forma de diagnóstico das suas competências de formador, será gravada e posteriormente analisada junto com os colegas e o formador, sendo propostas melhorias.


Módulo 3

Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação 

O 3º módulo, Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação, aborda os aspetos da comunicação pedagógica, do comportamento relacional na formação, os princípios de PNL, a diversidade dos grupos na formação, e a gestão de conflitos. É composto por um período de autoestudo de 8h, com apoio na plataforma, em que terá de responder a um questionário online (nº 2) e um fórum de debate (nº2), e estar presente numa sessão síncrona de 30 minutos (nº 2). O módulo acaba com uma sessão presencial de 2h em que são abordados os seus conteúdos com recurso a métodos e técnicas pedagógicas ativas: jogos, trabalho de grupo e visionamento e análise de filmes pedagógicos.


Módulo 4

Metodologias e Estratégias Pedagógicas 

O 4º módulo, Metodologias e Estratégias Pedagógicas, aborda os métodos e as técnicas pedagógicas, as suas vantagens e desvantagens, as regras de utilização e os critérios de seleção, bem como os fundamentos da pedagogia diferenciada e a criatividade. É composto por uma sessão presencial de 2h em que são abordados de forma sucinta os conteúdos do módulo, recorrendo a uma metodologia ativa e um período de autoestudo de 8h, em que terá que responder a um questionário online (nº 3), um fórum de debate (nº 3) e estar presente numa sessão síncrona de 30 minutos (nº 3).


Módulo 5

Recursos Didáticos e Multimédia 

O 5º módulo, Recursos Didáticos e Multimédia, aborda as regras de utilização e os critérios de seleção dos recursos didáticos, a gestão do espaço de formação, bem como a construção de apresentações multimédia. É um módulo realizado totalmente em elearning, de autoestudo com apoio na plataforma, em que terá de realizar uma apresentação em power point (exercício 4) e estar presente numa sessão síncrona de 30 minutos (nº 4).


Módulo 6

Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem 

O 6º módulo, Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem, aborda os Conceitos e Princípios da Aprendizagem a Distância, os ambientes de Gestão da Aprendizagem online – LMS, os conceitos de aprendizagem cooperativa e colaborativa, as funcionalidades e finalidades das plataformas online de aprendizagem e o papel do eformador e as comunidades virtuais de aprendizagem. É um módulo realizado totalmente em elearning, de autoestudo com apoio na plataforma, em que terá que realizar em grupo um exercício colaborativo (exercício 5) e estar presente a uma sessão síncrona de 30 minutos (nº 5).


Módulo 7

Operacionalização da Formação – Do Plano à Ação 

O 7º módulo, Operacionalização da Formação – Do Plano à Ação, aborda as competências e os objetivos pedagógicos, as vantagens, as funções e as regras de formulação correta dos objetivos operacionais, bem como, as etapas de um plano e de um programa de formação e as linhas orientadoras de planificação de uma sessão de formação. É composto por um período de autoestudo de 6h, com apoio na plataforma, em que terá de realizar um plano de sessão (exercício 6), preferencialmente sobre o tema da simulação pedagógica final, e estar presente numa sessão síncrona de 30 minutos (nº 6) e ainda por uma sessão presencial, opcional, de 4h em que são praticadas as competências de construção dos objetivos operacionais e revistos os planos de sessão.


Módulo 8

Avaliação da Formação e das Aprendizagens 

O 8º módulo, Avaliação da Formação e das Aprendizagens, aborda os tipos de avaliação na formação, os indicadores e os critérios de avaliação da aprendizagem, as técnicas e instrumentos, as escalas, a subjetividade na avaliação, bem como, a avaliação da qualidade da formação, a importância de avaliar, o impacto da formação e os intervenientes neste processo. É um módulo realizado totalmente em elearning, de autoestudo com apoio na plataforma, em que terá de realizar um questionário online (nº 7) e estar presente numa sessão síncrona de 30 minutos (nº 7).


Módulo 9

Simulação Pedagógica Final 

Por fim o último módulo, a Simulação Pedagógica Final, é um módulo totalmente presencial e pretende-se que cada formando, no seu final, esteja apto, principalmente, a preparar, desenvolver e avaliar sessões de formação. A simulação/autoscopia tem a duração de 8 a 10 minutos, os objetivos devem estar bem definidos e o material de apoio deve ter uma sequência lógica e compreensível, dentro do tempo definido. O tema para a simulação final deve ser retirado do exercício 8 “Projeto de Intervenção Pedagógica - PIP” e associado à sua área profissional. Este módulo é repartido por vários dias em sala, no entanto, todos os participantes devem estar preparados para dinamizar a simulação no 1º dia deste módulo. Aquando da apresentação da simulação/autoscopia, o participante será filmado para, posteriormente, em conjunto com o grupo e o formador, analisar o seu desempenho e serem propostas melhorias.


PIP

O Projeto de Intervenção Pedagógica 

O Projeto de Intervenção Pedagógica visa a seleção de um módulo de formação que se enquadre na sua área profissional (ou que de futuro venha a dinamizar), a partir do qual deverá conceber o planeamento do módulo. Integra três partes:

  • Parte I – Planeamento do Módulo – que deverá ter no mínimo 4h e deverá contemplar a identificação, o público-alvo, o enquadramento, os objetivos e as competências, a duração, os conteúdos, a metodologia, os recursos didáticos e a avaliação.
  • Parte II – Plano de Sessão – deverá ser elaborado para a simulação que vai apresentar no módulo 9 - que consiste num excerto do módulo que planeou anteriormente. Poderá aproveitar o seu exercício 6.
  • Parte III – Instrumento de Avaliação - deverá selecionar o instrumento que melhor se adequa aos objetivos, tema, método pedagógico e destinatários da sessão que permita aferir a aquisição de conhecimentos.


CERTIFICADO CCP

Obtenção do CCP de formador  

Para a obtenção do CCP é necessário que realize todo o percurso formativo com aproveitamento, cumprindo uma assiduidade mínima de 95%.

Deve concluir os nove módulos de formação com um aproveitamento mínimo de 2 na escala de 1 a 5, que corresponde ao nível satisfatório. Se não conseguir concluir o curso na ação que iniciou devido a situações de força maior devidamente justificadas, poderá concluir o curso numa outra ação e no período máximo de 6 meses, a contar da data em que iniciou o seu primeiro módulo de formação.



Ver Formação eLearning

Acesso à plataforma de eLearning:

 CCP Formador (ex CAP)

 
 
 
 
Subscreva a nossa Newsletter

 

Novo Curso

Temos um novo curso de Formação Pedagógica de Formadores com a qualidade de sempre.

Continuamos a apostar na seriedade da formação e na credibilidade dos diplomas.

Concebemos novos filmes e novos recursos.

 

A Relação Pedagógica.

This text will be replaced
 

Recursos - Camera.

This text will be replaced
 

Estilo Agressivo.

This text will be replaced
 

Método Chapéus de Bono.

This text will be replaced
 

Factores e Processos de Aprendizagem.

This text will be replaced
 
 
 
 
Copyright © Nova Etapa - Todos os direitos reservados. Site Desenvolvido: Cyclop Net - Desenvolvimento de Sites Profissionais